quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
XXIV Memoria Adolfo Rós Volta a Ria
Este ano tive de me deslocar só a Fene (Corunha) para a Meia Maratona XXIV Memorial Adolfo Rós Volta á Ria. Como estava só na corrida tive que lutar contra o tempo e contra o relógio, foi uma meia maratona dificel pois estava muito vento e muito frio e para ajudar as duas primeiras voltas eram feitas dentro de um bairro habitacional e a policia só tinha instruções para seguir com os atletas pedestres e eu fiquei sem saber por onde ir e ter de esperar pelos atletas a pé e para ajudar ainda mais ao Km.13 começou a chover mas no fim tudo correu bem a não ser o tempo feito por mim que não foi mau devido as sirconstançias mas estava a tentar fazer a baixo dos 57:41:00 e fiz 57:59:?? o que fez com que não trouse-se mais uma bolsa de 100€ a juntar ao prémio de 350€ do 1º lugar
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
9º Dia em Bangalore
domingo, 29 de novembro de 2009
8º dia em Bangalore
Hoje dormi mais um bocado do que o normal pois assim podia tomar o pequeno almoço pelas 10.45h para não almoçar e poder estar na pista mais a vontade pois quando como por norma não consigo nem treinar nem correr lá muito bem e assim levava algo para comer depois da prova, de tarde na final dos 1500met. ALBERTO BAPTISTA FICOU CLASSIFICADO EM 6º LUGAR, COM A MARCA DE 3,30,62
sábado, 28 de novembro de 2009
7º Dia em Bangalore
Este dia foi um dia muito calmo pois tinha que descancar para amanha competir na final dos 1500met. Alberto batista fez relaxamento muscolar na piscina com o fisioterapeuta João Evora para melhor recuperar dos 200met. pela tarde fui treinar para a pista mais para não estar muito tempo a pensar na prova
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
6º Dia em Bangalore
Mais uma manhã calma(com relaxamento muscular) pois de tarde tenho as eleminatorias dos 200met.pela tarde(15.30) prova que não me vai ser nada fácil pois não estou a partir muito bem e será muito dificel se não o fizer porque os outros atletas depois de embalarem já não a como lá chegar por isso eu vou calmo e sem stress.Por volta das 17h. irei receber a medalha de PRATA dos 5000met.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
5º Dia em Bangalore
Hoje o dia começou mais tarde pois pode dormir ate as 10.30 pois tinha de competir nos 5000met. pela tarde e assim podia tirar partido do descanso para estar a 100% na prova,prova a qual nada me foi pedido pois seria para levar na boa pois era mais um treino. De tarde por volta das 14h. quando cheguei ao estádio estava preparado para fazer um bom treino pois não sabia com que contar.Quando vi a startlist logo disse que seria uma prova para tentar tudo por tudo para tentar um lugar no pódio o que seria ouro sobre azul,o que veio a ser possível pois no final fiquei em segundo lugar com um tempo de 12.40.46 e assim fico a ser mais um atleta Português medalhado em Campeonatos Internacionais
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
4º Dia em Bangalore
DE manhã cedo fomos para a pista com o perposito de ver as StartList lá deparamos com uma startlist nas quais não vinham as provas de Pentathom,de imediato fomos ao TIC(thecnical informacion center)para saber o porque de tal situação no qual nos foi dito que tinha 2 participantes pelo qual as provas não se iriam realizar,mas ai foi me dada a possibilidade de poder fazer outras provas mas teria que decidir ate ao final da tarde as provas a fazer ou não faria mais nenhuma a não ser as dos 200 e 1500.Depois de ver as provas o Carlos decidiu que a melhor seria a dos 5000met.pela qual fizemos a escolha pois como não dava para treinar muito seria um bom treino.Neste dia deparamos com um novo problema que era a pista de treinos que para lá chegar tinha-mos que passar por um caminho que era imposivel o fazer pois era em terra e parecia um caminho do cabras.Pela tarde fui treinar mas com treino ligeiro pois com as provas a decorrer tinha de ser a volta do estádio e o piso não está nada bom.Pela noite foi me feito uma massagem de relaxamento.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
3º Dia em Bangalore
De manha tivemos de ir ao estadio para a classificação,tratar das creditações,treinar e ver todas as comdicões para guardar as cadeiras. Na cassificação(f57)alem de ter de esperar outra vez bastante tempo ainda tive de ir ver como estavam as creditações pois tudo aquilo tà numa confusõa que so mesmo visto,o carlos Costa e o João Evora tiveram que estar na reunião tecnica. Depois de tudo resolvido (ou lá perto)tive de ir ver onde ficavam as cadeiras o que era outra bagumça as cadeiras ficavam em cima umas das outras mas lá ficaram pois não tinham outra solução. Durante o treino da manha numa serie de 800 ao pasar na meta tive um emcontro com um peão(semdo ele atropelado) que nada tinha lá que fazer mas como tudo tá uma comfusão era so mais um que estava a ver tudo aquilo que para eles é um coisa do outro mundo,sorte minha que só lhe acertei numa perna e a cadeira nada sofreu apesar de ele ter aterado nas minhas costas.
No fim da manha já no hotel o JOÃO ÉVORA fez me tratamento um tratamento nas costa visto que fiquei com algumas contusões, nada de mais mas tive de ser tratado.Pela tarde foi a cerimonia de abretura.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
2º Dia em Bengalore
Neste dia tive de me deslocar ao estádio para a minha classificação para os eventos de lançamentos, quando lá cheguei deparei com um fila de atletas para serem qualificados que só de pensar já doí o tempo que tive de esperar, passadas 2 horas foi me dito que tinha de voltar no dia seguinte pois eram muitos os atletas para qualificar.Visto que já não iria ser classificado neste dia tive de ir treinar pois já não o fazia á algum tempo,foi um treino muito leve pois tive parado alguns dias e as viagens deixam uma pessoa toda partida.Pela noite o fisioterapeuta João Évora fez-me um tratamento de relaxamento muscular e depois tive de ir dormir.
domingo, 22 de novembro de 2009
Canpeonato do Mundo IWAS India Bangalore 2009
Depois de uma viagem de 4h de carro de Riba D'ave até Lisboa, de outra de avião de Lisboa a Londres de mais 3,5h e por fim outra viagem de Londres a Bangalore na Índia de 10h sem contar com o tempo de espera entre as viagens já estamos na Índia onde fomos recebidos com todos os rituais locais tais como flores e a tradicional pintura na testa para nos dar sorte e fortuna. Agora vou tentar dormir pois já não o faço a umas boas 48h pois desde 6ªfeira que não vou a cama e dormir no avião não vale de muito.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
20 de San Sebastian
Decorreu no passado dia 8 de Novembro os "20 kms.de San Sebastian" a prova mais conhecida como Beobea. Alberto Baptista este ano teve de enfrentar ventos com velocidades de 80kmh. chuva forte e por algumas vezes granizo, mas não foi isso que me impediu de tentar este ano ser o primeiro atleta a chegar ao pico da Ganchuriskueta mas sim o atleta Julien Casoli que foi o primeiro a chegar ao dito pico mas só com uns curtos 15met. a minha frente. Durante toda a prova como se fez sentir este mau tempo eu sempre tirei partido de isso e por muitas vezes o ter alcançado (Casoli) mas nas descidas ele era imparável e voltava fugir. No final ficaram uns tempos que não são nada bons mas vale pelo esforço dos atletas que muito sofreram durante toda a prova. Julien Casoli- 1:05:27s (menos 18 minutos que no ano passado) Alberto Baptista- 1:07:10s Philippe Le Gouic- 1:09:18s Alexandrino foi o 7º com o tempo de 1:15:17s Mário Trindade foi 18º e ultimo com o tempo de 2:01:05 Agora só tenho em pensamento os treinos de lançamentos pois o Campeonato do Mundo pois eles estão ai a porta não tarda nada.
domingo, 1 de novembro de 2009
Mais uma semana de treinos
Esta è a cadeira de lançamentos com qual tenho vindo a treinar na pista da Maia com o meu novo treinador Rui Carvalho.Tem que se dizer que o homem tem uma paciência de ferro e que não podia ter melhor treinador pois ele é excelente no que faz. Com ele espero poder treinar durante algum tempoooooo pois agora tem sido tudo muito á presa pois o Campeonato do Mundo é jà em Novembro e não temos tido muito tempo para treinar e visto que isto é tudo novo para mim,(disco,dardo e peso)e leva o seu tempo para que a maquina fique afinada.Com o devido tempo pode ser que para o Canpeonato do Mundo de 2011 já tudo esteja bem.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
20 Km. de Almeirim
Decorreu no passado sábado dia 24, a 23ª edição dos 20kms de Almeirim.
O atleta da ANACR, Alexandrino Silva venceu a prova,dado o seu excelente estado de forma (que tem vindo a evidenciar nas últimas competições), tendo percorrido os 20kms em 46'00, deixando o segundo classificado Alberto Baptista (N.A.Joane)a 3 minutos com o tempo de 49'00 e em terceiro lugar ficou Eduardo Bacalhau com o tempo de 56'60.
Alberto Baptista que tem vindo a treinar com o pensamento no pentathlom nota que esta bem mas ainda não dá para seguir com o Alexandrino visto que ele treina para maratonas e com se tem dito ele está muito bem, visto que ainda deu para ir ate aos 7kms com ele tudo leva a querer que nos 1500mt.posa vir a fazer um bom tempo
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Meia Maratona Internacional e Adaptada de Bilbao
Decorreu no passado dia 11, mais uma edição da Meia Maratona de Bilbau. Alberto Baptista, Alexandrino Silva, Eduardo Bacalhau e Mário Trindade foram os atletas Portugueses presentes na prova.
Alberto Baptista fez uma boa prova, classificando-se em 3º lugar com o tempo de 56’04, e o Eduardo Bacalhau, que se estreou nesta prova, ficou em 4º lugar com o tempo de 1h02’57.
A prova foi ganha pelo Espanhol Roger Puigbó, com o tempo de 50’54, levando a melhor no sprint como seu conterrâneo Jordi Madeira, que cortou a linha de chegada com o mesmo tempo.
A prova decorreu num dia em que a chuva também esteve presente o que favoreceu Alberto Baptista, pois para alem de não ter problemas em correr a chuva e o atleta Julian Cassoli (atleta Francês Paralimpico) furar logo nas primeiras voltas e o atleta Alexandrino Silva também desistiu pois diz não conseguir correr com chuva,de salientar que eram 25 atletas a partida e apenas 13 concluíram a prova que foram desistindo devido a furos e outros problemas como a chuva. Mário Trindade furou a roda traseira aos 5 quilómetros e desistiu. Francesca Porcelato (atleta Italiana paralimpica) foi a única feminina presente na prova.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Meia Maratona de Portugual 2009
Alberto Baptista esteve presente na Meia Maratona de Portugal este ano o nível da prova foi muito bom e muito competitivo. Alberto Baptista foi o 6º da Geral e o 2ºPortuguês com 51.06s o 1ºPortuguês foi Alexandrino Silva com 48.23s. Visto que em anos anteriores em 2006-(52.??) em 2007-(51.56) em 2008 -(52.50) tenho que dizer que este ano não me correu tão mal como pensava pois ainda estou no inicio da época e a treinar para o pentathlom.
Classificações:
Lugar Atleta Classe País Tempo
1 FREI,HEINZ T53/T54 SUI 00:44:26
2 LEMEUNIER,DENIS T53/T54 FRA 00:46:09
3 ANDERSON,ARON T53/T54 SUE 00:48:09
4 BRUNNER,RALPH T53/T54 ALE 00:48:15
5 SILVA,ALEXANDRINO T53/T54 POR 00:48:23
6 BAPTISTA,ALBERTO T53/T54 POR 00:51:06
7 ONATE,MARCO T53/T54 ESP 00:51:09
8 VILLIGER,CORNEL T53/T54 SUI 00:53:39
9 SANZ,SANTIAGO T52 ESP 00:53:54
10 PATEL,TUSHAR T53/T54 ING 00:54:00
11 BURGOS,BAYRON T53/T54 ECU 00:57:42
12 HENDRICKS,GERRIT T53/T54 AFS 00:57:42
13 BACALHAU,EDUARDO T53/T54 POR 00:57:43
14 FUERTES,ALAIN T53/T54 ESP 01:04:06
15 LOTCHER,TOBIAS T53/T54 SUI 01:06:10
16 VIEIRA,MANUEL T53/T54 POR 01:08:44
17 SMITH,ROBERT T52 ING 01:10:17
18 CARNEIRO,FILIPE T53/T54 POR 01:12:06
19 PEREZ,BALLESTEROS T53/T54 ESP 01:12:29
20 TRINDADE,MÁRIO T53/T54 POR 01:12:41
21 BOESCH,BEAT T52 SUI 01:17:33
22 AZEVEDO,RAFAEL T53/T54 POR 01:19:07
23 MESTRE,HÉLDER T52 POR 01:20:38
24 MENDONÇA,FERNANDO T53/T54 POR 01:23:36
25 SILVA,FILIPE T53/T54 POR 01:24:28
26 LEITE,FILIPE T53/T54 POR 01:29:34
27 SAMPAIO,NELSON T53/T54 POR 01:43:55
28 GONÇALVES,JOSÉ T53/T54 POR 01:49:25
29 MENDES,MANUEL T53/T54 POR 01:52:17
Femininos
1 GRAF,SANDRA T53/T54 SUI 00:51:11
2 SCHAR,MANUELA T53/T54 SUI 00:57:42
3 EMERSON,NICOLE T53/T54 ING 01:09:14
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Campeonatos do Mundo IWAS 2009
Alberto Baptista esta a preparar a sua participação no Campeonato do Mundo da IWAS na Índia 2009. Este ano Alberto Baptista ira competir(?) neste campeonato na prova de pentathlon,para este tipo de prova tenho que treinar muito mais pois tenho que fazer as provas de Disco,Dardo,Peso,200,1500. Nas provas de 200met. e 1500met. estou mais a vontade pois não são novidade para mim provas que treino na Pista de Guimarães, mas nas outras isso será um desafio. Nos lançamentos conto com a ajuda de mais um treinador Prof. Rui Carvalho que tem me acompanhado todas as Quartas e Sextas na Pista da Maia onde faço os respetivos lançamentos.
Fim das Ferias
Desde o dia 15 de Agosto que estou a treinar novamente. Esta nova época começo com a novidade de estar este ano no N.A.Joane. Por agora so estou a meter km. pois a paragem foi longa e vou ter muito que trabalhar visto que a epoca vai começar com algumas Meias Maratonas. Meia de Portugual(04/10),Meia de Bilbao(11/10), Meia do Porto(18/10)(?),20Km. de Almeirim(24/10),
quarta-feira, 29 de julho de 2009
27ª Meia Maratona de Pombal
Decorreu no dia 26/07/09 a 27ª Meia Maratona de Pombal. Para Alberto Baptista esta prova seria a ultima nesta temporada antes de fazer umas merecidas ferias visto ter tido um ano seguido sem paragens para descansar. As expectativas eram de acabar a temporada com mais uma vitoria mas isso não foi possível visto que Alexandrino Silva se apresentou na prova muito bem preparado. Alberto Baptista conseguiu ir com o Alexandrino até ao 16km mas logo viu que não seria nada fácil continuar com ele pois seus braços já estavam a dar sinal de cansaço e dai para diante tudo fez para tentar se chegar a ele mas nada havia a fazer se não dar tudo o que tinha e não tinha para tentar se chegar a ele até a meta. No fim os resultados foram: 1ºAlexandrino Silva-51,41 2ºAlberto Baptista-52,40
domingo, 12 de julho de 2009
5ª meia Maratona de Matosinhos
Alberto Baptista teve uma manhã tranquila em Matosinhos ao vencer com grande vantagem sobre o 2º e 3º classificados,Nelson Sampaio e Fernando Mendonça respectivamente visto que Alexandrino Silva não esteve presente,também presente esteve Rui Pereira que teve de desistir devido a problemas na sua cadeira. Alberto Baptista optou por fazer um treino ligeiro tendo feito a maior parte da corrida ao lado dos atletas Portugueses e dando sempre palavras de incentivo visto que os primeiros atletas eram Africanos e contra eles nada puderam fazer. No final da prova(últimos 2km.) Alberto Baptista deu um bocado da sua graça em ter acelerado para poder chegar á meta com alguma vantagem sobre todos os outros atletas. De salientar as palavras de incentivo ouvidas durante toda a prova vindo de todos os populares para com os atletas em cadeira de rodas que mais uma vez se vê que levam a serio(os populares) esta competição.
2os Jogos da Lusofonia Lisboa 2009
A demonstração de desporto para deficientes terá lugar no Estádio Universitário de Lisboa. As provas de 1500 m masculino na categoria de cadeira de rodas e 400 m masculinos e femininos na categoria motora em pé, disputam-se de forma integrada com o programa de competição de atletismo.
Alberto Baptista foi convidado para estar presente na prova de 1500m. em cadeira de rodas. Alberto Baptista como já estava inscrito na Meia Maratona de Matosinhos viu-se numa situação de ter que estar em Matosinhos pela manhã e ter de estar em Lisboa pela tarde mas seria uma boa recompensa representar a selecção de Portugal visto todo o seu historial na referida prova. No decorrer da manhã Alberto Baptista foi avisado via telemóvel para não se deslocar a Lisboa visto que alguns dos atletas inscritos não terem as respectivas cadeiras e outros não terem um nível que lhes permitissem dar um bom nome a respectiva modalidade.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
10ª EDP Gás CORRIDA FESTAS Cidade do Porto
Alberto Batista vence em casa.
Na estreia da Corrida Festas da Cidade a vertente da competição em cadeira de rodas, tendo o seu vencedor sido Alberto Baptista, do NA Joane, com o tempo de 38m17s, seguindo-se Alexandre Silva (Associação N. A. Cadeiras de Rodas - 38m26s) e de Eduardo Bacalhau (Mortalense - 46m41s)e ainda Nelson Sampaio (A.P.D. Paredes -58m09s)e por fim Mario Trindade(Associação N. A. Cadeiras de Rodas -58m53s)
domingo, 21 de junho de 2009
Apresentada a 10ª Corrida das Festas da Cidade do Porto
Foi hoje apresentada em conferência de imprensa, levada a cabo esta segunda feira - 15 de Junho - no Edifício Transparente, a décima edição da EDP Gás Corrida Festas da Cidade, que terá lugar no Porto no próximo dia 28 de Junho.
A conferência contou com as presenças do director-geral da Runporto, Jorge Teixeira, do responsável pelo pelouro da Cultura, Turismo e Lazer da Câmara Municipal do Porto, dr. Gonçalo Gonçalves, do dr. José Syder em representação da EDP Gás, o principal patrocinador, do jogador de andebol do FC Porto Eduardo Filipe, que será o padrinho da prova, do representante da ANACR (Associação Nacional de Atletismo em Cadeiras de Rodas) Mário Trindade, das antigas atletas Aurora Cunha e Elsa Amaral, e de alguns dos principais fundistas que irão competir, como Fernanda Ribeiro, Jéssica Augusto, Marisa Barros, Rui Silva e Rui Pedro Silva.
A prova em cadeira de rodas será uma estreia em corridas de estrada disputadas no Porto.
Para alem de Mário Trindade, estiveram também Alberto Baptista e Alexandrino Silva, ambos Atletas da ANACR.
Curiosamente, apesar de todo o seu historial competitivo ímpar, também Fernanda Ribeiro se estreará na Corrida Festas da Cidade. Além dela e dos outros atletas que estiveram na conferência de imprensa, foram anunciadas outras presenças de atletas portugueses de valia, como Alberto Chaíça, Paulo Gomes e Luís Feiteira.
Para Mais Informação Visite o Site: www.runporto.com
A conferência contou com as presenças do director-geral da Runporto, Jorge Teixeira, do responsável pelo pelouro da Cultura, Turismo e Lazer da Câmara Municipal do Porto, dr. Gonçalo Gonçalves, do dr. José Syder em representação da EDP Gás, o principal patrocinador, do jogador de andebol do FC Porto Eduardo Filipe, que será o padrinho da prova, do representante da ANACR (Associação Nacional de Atletismo em Cadeiras de Rodas) Mário Trindade, das antigas atletas Aurora Cunha e Elsa Amaral, e de alguns dos principais fundistas que irão competir, como Fernanda Ribeiro, Jéssica Augusto, Marisa Barros, Rui Silva e Rui Pedro Silva.
A prova em cadeira de rodas será uma estreia em corridas de estrada disputadas no Porto.
Para alem de Mário Trindade, estiveram também Alberto Baptista e Alexandrino Silva, ambos Atletas da ANACR.
Curiosamente, apesar de todo o seu historial competitivo ímpar, também Fernanda Ribeiro se estreará na Corrida Festas da Cidade. Além dela e dos outros atletas que estiveram na conferência de imprensa, foram anunciadas outras presenças de atletas portugueses de valia, como Alberto Chaíça, Paulo Gomes e Luís Feiteira.
Para Mais Informação Visite o Site: www.runporto.com
Meia Maratona da Figueira da Foz
Alberto Baptista (ANACR) venceu a meia maratona da Figueira da Foz, que decorreu na passada quarta-feira dia 10.
Na partida alinharam seis atletas, mas apenas quatro chegaram ao fim, pois os restantes dois tiveram de desistir devido a rodas furadas.
O grande candidato à vitória acabou por não defraudar as expectativas: Alberto Baptista concluiu os 21 097,5 metros do percurso em 54:16 minutos, embora distante do seu recente recorde nacional na distância. "Vinha essencialmente para experimentar a minha nova cadeira de rodas e posso me dar por muito satisfeito. Esperemos que a Figueira mantenha a prova de cadeira de rodas pois fomos muito acarinhados" - declarou Alberto Baptista que levou a melhor sobre Alexandrino Silva depois de os dois terem andado lado a lado praticamente durante a primeira metade da prova.
Alexandrino Silva, colocou-se em segundo lugar com o tempo 56:23, a concluir o pódio ficou Eduardo Bacalhau.
Mário Trindade foi um dos dois “azarados” que furou a roda traseira, por volta dos 9 kms.
Recorde Nacional para o Atletismo em Cadeira de Rodas 47,33,22
Foi na Meia Maratona do Douro Vinhateiro, realizada no passado Domingo dia 24 de Maio, que o atletismo em cadeira de rodas viu baixar o recorde nacional na distância, para 47’33’22.
A meia maratona, considerada já uma mas mais belas do mundo, é também, até ao momento a mais rápida a nível nacional.
Alberto Baptista (ANACR), bateu o recorde, tendo cortado a a meta em primeiro lugar.
Alexandrino Silva (ANACR) teve as despesas da corrida, puxando quase sempre ao longo de toda a prova, perseguido por Alberto Baptista, para no final a perder ao sprint (uma vez mais) e possibilitando assim o Recorde Nacional do vencedor.
Em terceiro lugar ficou Mário Trindade (ANACR), com o tempo de 1h11’31’, um mau registo, para a prova tão rápida como esta.
Esta fraca prestação foi devida a falta de treinos e a recuperação da queda na prova da Covilhã.
De facto este atleta ficou muito maltratado, mantendo ainda algumas limitações para o treino e para a competição.
O Pódio ficou ordenado da seguinte forma:
Alberto Baptista 47’33’22
Alexandrino Silva 47’34’22
Mário Trindade 1h11’31
A meia maratona, considerada já uma mas mais belas do mundo, é também, até ao momento a mais rápida a nível nacional.
Alberto Baptista (ANACR), bateu o recorde, tendo cortado a a meta em primeiro lugar.
Alexandrino Silva (ANACR) teve as despesas da corrida, puxando quase sempre ao longo de toda a prova, perseguido por Alberto Baptista, para no final a perder ao sprint (uma vez mais) e possibilitando assim o Recorde Nacional do vencedor.
Em terceiro lugar ficou Mário Trindade (ANACR), com o tempo de 1h11’31’, um mau registo, para a prova tão rápida como esta.
Esta fraca prestação foi devida a falta de treinos e a recuperação da queda na prova da Covilhã.
De facto este atleta ficou muito maltratado, mantendo ainda algumas limitações para o treino e para a competição.
O Pódio ficou ordenado da seguinte forma:
Alberto Baptista 47’33’22
Alexandrino Silva 47’34’22
Mário Trindade 1h11’31
16ª da Corrida Cidade Vendas Novas
Na manhã do passado domingo dia 17 de Maio, a Câmara Municipal de Vendas Novas organizou mais uma edição (a 16ª) da Corrida Cidade Vendas Novas numa extensão de 10 Kms.
Na prova destinada a atletas em cadeira de rodas, a vitória sorriu a Alexandrino Silva (ANACR) - 00:24:16 , que levou a melhor sobre Alberto Batista (ANACR) - 00:26:46 e Eduardo Bacalhau (Ind) - 00:29:23 .
De referir que devido a erro da Organização, o ciclista que acompanhava Alberto Batista, não se posicionou como deveria para avisar da passagem do atleta – a prova era disputada em 2 voltas a um percurso – o que levou a que a cadeira de rodas tivesse atropelado um atleta veterano.
Devido a este incidente, Alberto Batista teve de parar e perder tempo, o que levou a que a aguardada chegada ao sprint (em conjunto com Alexandrino Silva) não tivesse acontecido.
Troféus bonitos e prémios monetários marcaram esta prova.
Apesar de tudo, a diferença nos prémios continua a ser enorme, quando comparados com os restantes atletas.
Sen (F) 400 300 200
Sen (M) 750 500 400
Def Cadeira rodas 200 150 100
Valores em Euros para os 3 primeiros classificados (sendo no entanto igual a todos os escalões de veteranos).
Veja as fotos da prova no site: www.ammamagazine.com
Na manhã do passado domingo dia 17 de Maio, a Câmara Municipal de Vendas Novas organizou mais uma edição (a 16ª) da Corrida Cidade Vendas Novas numa extensão de 10 Kms.
Na prova destinada a atletas em cadeira de rodas, a vitória sorriu a Alexandrino Silva (ANACR) - 00:24:16 , que levou a melhor sobre Alberto Batista (ANACR) - 00:26:46 e Eduardo Bacalhau (Ind) - 00:29:23 .
De referir que devido a erro da Organização, o ciclista que acompanhava Alberto Batista, não se posicionou como deveria para avisar da passagem do atleta – a prova era disputada em 2 voltas a um percurso – o que levou a que a cadeira de rodas tivesse atropelado um atleta veterano.
Devido a este incidente, Alberto Batista teve de parar e perder tempo, o que levou a que a aguardada chegada ao sprint (em conjunto com Alexandrino Silva) não tivesse acontecido.
Troféus bonitos e prémios monetários marcaram esta prova.
Apesar de tudo, a diferença nos prémios continua a ser enorme, quando comparados com os restantes atletas.
Sen (F) 400 300 200
Sen (M) 750 500 400
Def Cadeira rodas 200 150 100
Valores em Euros para os 3 primeiros classificados (sendo no entanto igual a todos os escalões de veteranos).
Veja as fotos da prova no site: www.ammamagazine.com
Corrida Internacional do 1º de Maio na Covilhã
A ANACR (representada por Alberto Batista, Alexandrino Silva e Mário Trindade) esteve presente nesta corrida integrada nas comemorações do 1º de Maio. A prova teve início pelas 11h00, frente à ex-fábrica LanoFabril e terminou no Pelourinho na Covilhã.
Devido a obras existentes, a organização alterou o percurso da prova. Sendo uma prova fácil devido a uma grande descida, apenas o paralelo na parte final dificultou, um pouco, uma melhor prestação dos atletas.
A prova foi ganha por Alberto Baptista, em 2º lugar ficou Alexandrino Silva e Eduardo Bacalhau fechou o pódio.
Mário Trindade não concluiu a prova devido a uma brutal queda ao terminar a descida. Mário deveria ir a uma velocidade entre 25/30kms, e uma caixa de saneamento numa curva apertada fez com que ao tocar na mesma com a roda traseira da sua cadeira, perdesse o controle, levando ao capotamento da mesma. Graças ao capacete resistente tudo acabou pelo melhor com apenas diversas escoriações nas pernas, braços e no queixo.
Após ir ao hospital fazer um RX à coluna cervical, o médico que o assistiu disse que estava tudo bem e que as dores que ainda sente foram provocadas pelo forte impacto da cabeça a bater na esquina do lancil do passeio.
Devido a obras existentes, a organização alterou o percurso da prova. Sendo uma prova fácil devido a uma grande descida, apenas o paralelo na parte final dificultou, um pouco, uma melhor prestação dos atletas.
A prova foi ganha por Alberto Baptista, em 2º lugar ficou Alexandrino Silva e Eduardo Bacalhau fechou o pódio.
Mário Trindade não concluiu a prova devido a uma brutal queda ao terminar a descida. Mário deveria ir a uma velocidade entre 25/30kms, e uma caixa de saneamento numa curva apertada fez com que ao tocar na mesma com a roda traseira da sua cadeira, perdesse o controle, levando ao capotamento da mesma. Graças ao capacete resistente tudo acabou pelo melhor com apenas diversas escoriações nas pernas, braços e no queixo.
Após ir ao hospital fazer um RX à coluna cervical, o médico que o assistiu disse que estava tudo bem e que as dores que ainda sente foram provocadas pelo forte impacto da cabeça a bater na esquina do lancil do passeio.
XXI Grande Premio Água de Pau / Lagoa Açores
Decorreu no passado dia 19 de Abril a XXI Grande Corrida Água de Pau / Lagoa, onde a ANACR, esteve presente com 4 atletas, Alberto Baptista, Alexandrino Silva, Helder Fernandes e Mário Trindade.
Face ao convite de José Branquinho, Vice-presidente do Clube Operário Desportivo, os atletas deslocaram-se até à Ilha de São Miguel, Açores, na passada sexta-feira.
O dia de sábado foi aproveitado para um passeio pela ilha na companhia do Sr. António que fez questão de mostrar as lindas paisagens do Nordeste.
Domingo de manha pelas 11:00 teve início a prova, com partida de Água de Pau e meta em Lagoa, num percurso de 8kms.
Entre os atletas em cadeira de rodas, o mais rápido a cortar a linha da meta foi Alberto Baptista, com o tempo de 20’20, seguido de imediato por Alexandrino Silva, com o mesmo tempo.
Em terceiro lugar ficou Mário Trindade, com 27’35, e finalmente Helder Fernandes cumpriu o percurso em 30’01.
A ANACR, agradece ao Clube Operário Desportivo e à Escola de Enfermagem de Vila Real, que possibilitaram a ida dos atletas à Ilha de São Miguel, para participarem nesta prova.
Face ao convite de José Branquinho, Vice-presidente do Clube Operário Desportivo, os atletas deslocaram-se até à Ilha de São Miguel, Açores, na passada sexta-feira.
O dia de sábado foi aproveitado para um passeio pela ilha na companhia do Sr. António que fez questão de mostrar as lindas paisagens do Nordeste.
Domingo de manha pelas 11:00 teve início a prova, com partida de Água de Pau e meta em Lagoa, num percurso de 8kms.
Entre os atletas em cadeira de rodas, o mais rápido a cortar a linha da meta foi Alberto Baptista, com o tempo de 20’20, seguido de imediato por Alexandrino Silva, com o mesmo tempo.
Em terceiro lugar ficou Mário Trindade, com 27’35, e finalmente Helder Fernandes cumpriu o percurso em 30’01.
A ANACR, agradece ao Clube Operário Desportivo e à Escola de Enfermagem de Vila Real, que possibilitaram a ida dos atletas à Ilha de São Miguel, para participarem nesta prova.
IX Meia Maratona Sºao Miguel
Decorreu no passado dia 5 de Abril a Meia Maratona de São Miguel, que este ano contou com a presença de atletas em cadeira de rodas, graças ao trabalho do Hélder Fernandes, que se encontra na ilha há 11 messes e tem vindo a divulgar e sensibilizar as entidades para esta modalidade.
Por este empenho e dedicação o Núcleo Sportinguista de São Miguel, organizador da prova, fez questão de levar do continente 3 atletas em cadeira de rodas, Alberto Batista, Alexandrino Silva e Mário Trindade que se juntaram ao Hélder Fernandes.
A prova partiu da Ribeira Grande e terminou em Ponta Delgada, e os 4 atletas de cadeira de rodas fizeram questão de pôr de parte a competição, e irem todos juntos desde o inicio até ao final, para que a população pudesse observar estes atletas uma vez que na ilha era uma novidade.
O primeiro atleta a cortar a linha de chegar foi o Hélder Fernandes, um “prémio” que os outros 3 atletas lhe deram como agradecimento, do trabalho que ele tem vindo a fazer para divulgar esta modalidade, em 2º lugar cortou a meta o Mário Trindade, logo de seguida Alexandrino Silva e Alberto Baptista.
A ANACR, dá os parabéns à organização, na pessoa de Carlos Melo, que ao longo destes últimos anos tem vindo a melhorar a qualidade da meia maratona, quer a nível da quantidade, quer da qualidade de atletas e, esperemos, que nos próximos anos seja possível ter mais atletas em cadeira de rodas presentes nesta prova.
Aproveitamos para homenagear publicamente Orlando Duarte, que escreveu a peça que aqui pode ler, publicada no site www.ammamagazine.com, e que fotografou, incansavelmente toda a envolvência da prova.
As fotos podem ser vistas http://www.ammamagazine.com/
Por este empenho e dedicação o Núcleo Sportinguista de São Miguel, organizador da prova, fez questão de levar do continente 3 atletas em cadeira de rodas, Alberto Batista, Alexandrino Silva e Mário Trindade que se juntaram ao Hélder Fernandes.
A prova partiu da Ribeira Grande e terminou em Ponta Delgada, e os 4 atletas de cadeira de rodas fizeram questão de pôr de parte a competição, e irem todos juntos desde o inicio até ao final, para que a população pudesse observar estes atletas uma vez que na ilha era uma novidade.
O primeiro atleta a cortar a linha de chegar foi o Hélder Fernandes, um “prémio” que os outros 3 atletas lhe deram como agradecimento, do trabalho que ele tem vindo a fazer para divulgar esta modalidade, em 2º lugar cortou a meta o Mário Trindade, logo de seguida Alexandrino Silva e Alberto Baptista.
A ANACR, dá os parabéns à organização, na pessoa de Carlos Melo, que ao longo destes últimos anos tem vindo a melhorar a qualidade da meia maratona, quer a nível da quantidade, quer da qualidade de atletas e, esperemos, que nos próximos anos seja possível ter mais atletas em cadeira de rodas presentes nesta prova.
Aproveitamos para homenagear publicamente Orlando Duarte, que escreveu a peça que aqui pode ler, publicada no site www.ammamagazine.com, e que fotografou, incansavelmente toda a envolvência da prova.
As fotos podem ser vistas http://www.ammamagazine.com/
IX Meia Maratona Ribeira Grade - ponte Delgada
A ANACR, vai estar representada na nona edição da meia maratona Ribeira Grande - Ponta Delgada.
Hélder Fernandes, Mário Trindade, Alberto Batista e Alexandrino Silva, são os quatro atletas em cadeira de rodas que vão participar nesta edição que liga as cidades de Ribeira Grande e Ponta Delgada num percurso de 21 quilómetros.
Organizada pelo Núcleo Sportinguista de São Miguel e Santa Maria, a prova que se realiza pelas 10H00 do próximo dia 5 de Abril, conta nesta altura com a inscrição de 100 atletas, 70 dos quais oriundos do continente.
Carlos Melo, Presidente do clube organizador, salienta que o orçamento de 12 mil euros é curto e que por via desta situação, viu-se na obrigação de recusar inscrições de atletas e clubes do continente.
Os Atletas partem para os Açores na próxima sexta-feira, com voo marcado para as 12:25, no aeroporto de Lisboa.
19º Meia Maratona Internacional de Lisboa
Decorreu no passado domingo dia 22, a 19ª edição da Meia Maratona de Lisboa, e a ANACR, esteve presente com 3 atletas. Este ano, devido a obras na zona ribeirinha, o percurso da prova mudou (e para melhor), o que permitiu aos atletas realizarem melhores tempos.
A prova foi ganha pelo suíço Marcel Hug, com o tempo de 43’12, seguido por outro suíço Heinz Frei, com 43,13, e a fechar o pódio ficou o espanhol Roger Puigbó, com 45’01.
No escalão feminino, a prova foi ganha pela atleta de Inglaterra, Shelly Woods, com o tempo de 53’10, seguindo-se a Suíça Sandra Graf, com 53’11, e a fechar o pódio mais uma suíça, Manuela Schaer, com 57’34.
Entre os portugueses, a prova foi disputada ao sprint pelos atletas da ANACR, tendo levado a melhor Alberto Batista, com o tempo de 51’54, (10º lugar da geral), seguido de Alexandrino Silva, com 51’57 (11º).
Mário Trindade, terminou a prova com a sua 2ª melhor marca de sempre (1h08’36), ficando em 20º da geral, sendo o 5º melhor português.
Para ver as fotos visite o site: www.ammamagazine.com
A prova foi ganha pelo suíço Marcel Hug, com o tempo de 43’12, seguido por outro suíço Heinz Frei, com 43,13, e a fechar o pódio ficou o espanhol Roger Puigbó, com 45’01.
No escalão feminino, a prova foi ganha pela atleta de Inglaterra, Shelly Woods, com o tempo de 53’10, seguindo-se a Suíça Sandra Graf, com 53’11, e a fechar o pódio mais uma suíça, Manuela Schaer, com 57’34.
Entre os portugueses, a prova foi disputada ao sprint pelos atletas da ANACR, tendo levado a melhor Alberto Batista, com o tempo de 51’54, (10º lugar da geral), seguido de Alexandrino Silva, com 51’57 (11º).
Mário Trindade, terminou a prova com a sua 2ª melhor marca de sempre (1h08’36), ficando em 20º da geral, sendo o 5º melhor português.
Para ver as fotos visite o site: www.ammamagazine.com
Meia Maratona Manuela Machado - Viana do Castelo
Decorreu no passado Domingo, 25 de Janeiro, em Viana do Castelo a 11ª edição da Meia Maratona Manuela Machado, prova na qual a ANACR esteve representada por 3 atletas.
Numa atitude algo incompreensível, a Organização acabou por misturar na prova de Cadeira de Rodas, uma atleta praticante de hand-bike.
Para esclarecimento, e no cumprimento de Normas Internacionais, estas duas modalidades não são a mesma coisa só por utilizarem meios de locomoção de alguma forma similares.
Não bastando tal erro, e sem de forma alguma, menosprezar a atleta de Viana do Castelo, a classificação foi adulterada, com a agravante de, no pódio, ser cometida mais uma “infelicidade” organizativa ao misturar masculinos com femininos, retirando o terceiro lugar do atleta em Cadeira de rodas Mário Trindade em detrimento da referida atleta de outra Competição.
Não se entende a posição da Organização, tal como não é compreensível o facto das Classificações destes atletas não aparecerem no site oficial da prova.
Quanto à prova…
Foi uma prova muito dura devido às fortes rajadas de vento que se fizeram sentir, baixas temperaturas e alguma chuva.
A vitória foi para Alberto Baptista, seguido por Alexandrino Silva.
No terceiro lugar que legitimamente pertencia a Mário Trindade foi “administrativamente” colocada a atleta de hand-bike, ficando assim o atleta em 4ºlugar.
Numa atitude algo incompreensível, a Organização acabou por misturar na prova de Cadeira de Rodas, uma atleta praticante de hand-bike.
Para esclarecimento, e no cumprimento de Normas Internacionais, estas duas modalidades não são a mesma coisa só por utilizarem meios de locomoção de alguma forma similares.
Não bastando tal erro, e sem de forma alguma, menosprezar a atleta de Viana do Castelo, a classificação foi adulterada, com a agravante de, no pódio, ser cometida mais uma “infelicidade” organizativa ao misturar masculinos com femininos, retirando o terceiro lugar do atleta em Cadeira de rodas Mário Trindade em detrimento da referida atleta de outra Competição.
Não se entende a posição da Organização, tal como não é compreensível o facto das Classificações destes atletas não aparecerem no site oficial da prova.
Quanto à prova…
Foi uma prova muito dura devido às fortes rajadas de vento que se fizeram sentir, baixas temperaturas e alguma chuva.
A vitória foi para Alberto Baptista, seguido por Alexandrino Silva.
No terceiro lugar que legitimamente pertencia a Mário Trindade foi “administrativamente” colocada a atleta de hand-bike, ficando assim o atleta em 4ºlugar.
Campeonato Nacional de Estrada 15Km. Mirandela
Foi no passado dia 18 de Janeiro que decorreu em Mirandela o Campeonato Nacional de Estrada, com a extensão de 15 kms.
A ANACR esteve representada por 3 atletas, Alberto Batista (1º - 35’57), Alexandrino Silva (2º- 35’59), e Mário Trindade (desistiu).
Para os atletas Alberto Baptista e Alexandrino Silva a prova foi muito bem disputada ate ao último metro, tendo a vitória sorrido a Alberto Baptista na discussão ao sprint.
Por seu lado, Mário Trindade viu o azar bater-lhe à porta com o rebentamento do pneu traseiro da roda esquerda, logo no início da prova o que o forçou à desistência.
De lamentar a falha da organização perante estes atletas, pois não se deu sequer ao trabalho de mandar fazer um troféu ou mesmo uma lembrança alusiva à prova, nem de os chamar ao pódio para receberem os aplausos merecidos, a exemplo de todos os 3 primeiros atletas dos outros escalões.
Também estranhamente, as classificações deste escalão não figuram no site do Clube envolvido na Organização.
Já no próximo domingo estes 3 atletas vão estar a competir na Meia Maratona Manuela Machado em Viana do Castelo, prova em que sempre foram bem recebidos pela Organização, que pela qual nutrem um carinho especial.
A ANACR esteve representada por 3 atletas, Alberto Batista (1º - 35’57), Alexandrino Silva (2º- 35’59), e Mário Trindade (desistiu).
Para os atletas Alberto Baptista e Alexandrino Silva a prova foi muito bem disputada ate ao último metro, tendo a vitória sorrido a Alberto Baptista na discussão ao sprint.
Por seu lado, Mário Trindade viu o azar bater-lhe à porta com o rebentamento do pneu traseiro da roda esquerda, logo no início da prova o que o forçou à desistência.
De lamentar a falha da organização perante estes atletas, pois não se deu sequer ao trabalho de mandar fazer um troféu ou mesmo uma lembrança alusiva à prova, nem de os chamar ao pódio para receberem os aplausos merecidos, a exemplo de todos os 3 primeiros atletas dos outros escalões.
Também estranhamente, as classificações deste escalão não figuram no site do Clube envolvido na Organização.
Já no próximo domingo estes 3 atletas vão estar a competir na Meia Maratona Manuela Machado em Viana do Castelo, prova em que sempre foram bem recebidos pela Organização, que pela qual nutrem um carinho especial.
25ª Meia Maratona da Marinha Grande
A Associação Nacional de Atletismo em Cadeira de Rodas, teve hoje a sua primeira representação em meias maratonas, foi na Marinha Grande que 3 atletas da ANACR, estiveram a representar esta mesma instituição, que tem pouco mais de um mês.
Alberto Batista concluiu a prova em 1º lugar, com o tempo de 56:34’ minutos, em segundo lugar ficou Eduardo Bacalhau (do Murtalense), com o tempo de 1h16:45', em 3º lugar Mário Trindade, com o tempo de 1h17:46' e logo atrás, Alexandrino Silva, com 1h17:47'.
As condições climatéricas não favoreceram em nada a prestação dos atletas, chuva e vento, dois factores que tiveram muita força para que o tempo final não tenha sido melhor.
É de Louvar a organização, pelo carinho e entusiasmo com que recebem os atletas em cadeira de rodas.
Já no próximo fim-de-semana a ANACR, vai ter estes 3 atletas a competir alem fronteiras, Alberto Batista, Alexandrino Silva e Mário Trindade, vão-se deslocar ao país vizinho, para a Meia Maratona de Ferrol.
Veja as Fotos da prova em:
Álbum da ANACR
Ou no site: AMMAMAGAZINE
Alberto Batista concluiu a prova em 1º lugar, com o tempo de 56:34’ minutos, em segundo lugar ficou Eduardo Bacalhau (do Murtalense), com o tempo de 1h16:45', em 3º lugar Mário Trindade, com o tempo de 1h17:46' e logo atrás, Alexandrino Silva, com 1h17:47'.
As condições climatéricas não favoreceram em nada a prestação dos atletas, chuva e vento, dois factores que tiveram muita força para que o tempo final não tenha sido melhor.
É de Louvar a organização, pelo carinho e entusiasmo com que recebem os atletas em cadeira de rodas.
Já no próximo fim-de-semana a ANACR, vai ter estes 3 atletas a competir alem fronteiras, Alberto Batista, Alexandrino Silva e Mário Trindade, vão-se deslocar ao país vizinho, para a Meia Maratona de Ferrol.
Veja as Fotos da prova em:
Álbum da ANACR
Ou no site: AMMAMAGAZINE
Subscrever:
Mensagens (Atom)